EDUCAR E CUIDAR NO COTIDIANO DA ESCOLA PDF Imprimir E-mail
Ter, 06 de Dezembro de 2011 14:00

                                                                     Educar e Cuidar no Cotidiano da Escola

      Unir as dimensões de cuidar e educar tem sido o grande desafio das escolas que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade. Esta tarefa exige do educador atenção e conhecimento para lidar com as situações do cotidiano escolar, pois se faz necessário pensar os diferentes espaços de aprendizagem, sem descuidar dos momentos de higiene, alimentação, sono e tantos outros igualmente importantes ao longo do dia.                           

É importante privilegiar o espaço físico proporcionando acolhimento, tranqüilidade e segurança, sem deixar que o mesmo seja estimulante para novas descobertas e aprendizados.                                                                   

 Ainda, destaca-se como fator de extrema relevância, a relação entre o educador e a criança, pois esta deve ser afetuosa e de confiança, permitindo uma comunicação fluente, mesmo que o educando ainda não domine a linguagem formal. Sendo assim, o educador deve fazer uma leitura da linguagem não verbal, descobrindo por meio de gestos, choro e na própria fisionomia as demandas de cada um. Deve também ter um olhar atento a tudo que cerca o educando levando em conta os aspectos físicos, psíquicos, sociais, afetivos e cognitivos.                                                                                                 

Educar significa então, proporcionar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas, contribuindo assim, para o desenvolvimento das capacidades infantis...é assim que nos orienta os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil. E desta forma que a Escola Fátima vem trabalhando com suas crianças desta faixa etária, proporcionando atividades que desenvolvam  as potencialidades  de cada um, dentro dos tempos e espaços. Busca para tanto capacitar seus profissionais, oferecendo formação continuada favorecendo o desempenho de suas funções  com êxito nas aprendizagens das nossas crianças.

Coordenação da Educação Infantil

 

Última atualização em Ter, 06 de Dezembro de 2011 15:24